VKC Essentials‎ > ‎

Conhecimentos Basicos do VKC

Updated on 22 April 2010 by Dorie Baxton

Bem vindo ao mundo dos cães do VKC® (Virtual Kennel Club) e nossas felicitações por sua aquisição. Esse documento pretende ensinar-lhe os conhecimentos básicos que você precisa ter para poder interagir com seu cão e começar a brincar com ele.

Os cães VKC são físicos no Second Life (SL), o que significa que obedecem as leis da física do SL. Eles pulam e correm pelo chão. Você perceberá quando correrem para você. Eles obedecem comandos diretos (na maioria das vezes, de qualquer forma) e também agem por conta própria. Eles são curiosos e interagem com objectos e pessoas ao seu redor. Conforme você o treina e condiciona, ele desenvolve sua própria personalidade. No início, quase não há diferença entre eles mas, com o decorrer do tempo, cada cão passa a ter uma personalidade única.

Assim que você adquirir seu cão, por favor, NÃO abra seu conteúdo como se fosse uma caixa de roupas ou você o danificará. Assim que você o vir ao colocar no chão, ele estará pronto para interagir.

As permissões dos cães VKC são não copiável, não modificável, não transferível. Se você quiser dar de presente a alguém visite a loja do VKC no Marketplace ou use um de nossos gift vendors nos VKC Dog Park.

Se você perder seu cão há intruções para  recuperá-lo (reclaim)  no final do documento.

Portanto, brinque com seu cão, ensine-lhe novos truques e veja-o se desenvolver e mudar à medida que aprende. Mas, principalmente, DIVIRTA-SE!

Começando

Assim que você adquire seu cão VKC, seu nome é Pup. Portanto a primeira coisa que você desejará fazer é dar-lhe um nome. O comando para dar o novo nome é “pup name <novo nome>”.

Por exemplo:

pup name Fido

Para o propósitos deste manual, assumiremos que seu cão recebeu o nome de Fido e é macho.

Comandos Básicos

Cada cachorro VKC sabe os mesmos comandos básicos quando ele é novo (exceto os da raça Chow que possuem uns extras). Os cachorros somente entendem os comandos em Inglês. Esta é uma lista deles com as explicações do que eles fazem:

Fido sit sentar
Fido stand ficar de pé
Fido down deitar-se
Fido bang fingir de morto
Fido beg sentar-se com as patas da frente no alto como se estivesse pedindo algo ou rezando
Fido bellyup deitar-se com as patas para cima
Fido shake estender a patinha como se fosse cumprimentar alguém
Fido come aproximar-se da pessoa que o chamou
Fido heel seguir o dono - apenas o dono ou um amigo do cão pode usar esse comando
Fido wander escolher algo aleatoriamente e ficar olhando para aquilo
Fido wag balançar o rabo
Fido speak latir
Fido howl uivar como um lobo
Fido sniff abaixar a cabeça, fazendo o barulho de cheirar
Fido go ir até uma pessoa ou objeto que for determinado por quem dá o comando. Por exemplo: Fido go Blu — Fido vai até uma pessoa chamada Blu
Fido help lista os instintos no chat, truques e marcas que o cão conhece
Fido manual dá um link para o VKC Dog Owner's Manual. O manual do proprietário completo, disponível apenas em inglês.

Você também pode dar mais de um comando básico de uma só vez. Por exemplo:

Fido go Blu speak sit Fido vai até a pessoa chamada Blu, late e senta-se
Fido come wag sit Fido vem até você, abana o rabo e senta-se

Ativo, Passivo e Acomodado (Active, Passive, Settle and Roam)

Esses são comando importantes e úteis que ajudam a tornar o comportamento do seu cão mais interessante bem como evita que ele se perca.

Fido active

Active (ativo) significa que Fido escolherá aleatoreamente coisas para fazer da lista de truques que ele conhece. Também significa que ele observará pessoas interessantes ou coisas para cumprimentar e cheirar. Algumas vezes ele verá algo que está muito longe ou muito alto e ele correrá até o objeto para saudá-lo.

Isso pode causar problemas se Fido entrar em um terreno vizinho onde os scripts estiverem desabilitados porque ele não poderá fazer nada, mesmo que você grite para que ele volte, ele não poderá atender.

Quando Fido está ativo, você pode usar os comandos good (bom) ou bad (ruim) para mostrar quais de seus comportamentos você aprova ou desaprova. Por exemplo, se Fido vem correndo até você assim que você loga ou quando você vai para casa, diga "Fido good" (muito bem, Fido) e ele entenderá que você gosta que ele faça isso. Por outro lado, se Fido senta e uiva a noite toda e não te deixa dormir, você pode dizer "Fido bad" assim que ele uivar e ele aprenderá que não é algo inteligente para se fazer. Ele leva um tempo para aprender os comandos “Good” e “Bad” portanto, não se surpreenda se você tiver que dizer isso algumas vezes até que ele comece a entender!

Fido passive

Passive (passivo) significa que Fido vai ficar quieto e não fará nada até que você dê algum comando. “Passive” é o oposto de “active”.

Fido settle

Settle significa que Fido ficará no mesmo terreno em que ele está quando você lhe der o comando. Usando uma combinação dos comandos "active" e “settle”, Fido poderá correr pelo seu terreno e divertir-se mas não poderá sair do terreno.

Fido roam

Roam desabilita o comando “settle”.

Ensinando Novos Truques

Exemplo Simples

Um dos prazeres de se possuir um cão VKC é a possibilidade de ensinar novos truques, personalizados. Eis um exemplo muito simples para começar:

Fido learn wave stand wait .2 sit wait .2 shake wait .2 beg wait .2 shake wait .2 sit

Agora explicaremos o que isso significa.

Learn (aprender) é um comando especial. Quando você diz Fido learn <name> <sequence>, ele sabe que a primeira coisa que você diz após a palavra “learn” — a parte <name> — será o nome do novo truque e que tudo que vier após isso - a parte <sequence> (sequência) — é a lista de comandos que formam o novo truque.

Então, no exemplo, “wave” é o nome do novo truque e tudo sobre o que a palavra “stand” se relacionar serão comandos que Fido irá fazer quando ele representar o truque.

Você irá encontrar o comando “wait” no truque. Este faz uma suave pausa entre as outras ações. “Wait” precisa de um pouco de tempo para funcionar – o tempo em segundos para aguardar antes de se mover para a próxima ação. No exemplo, é: “wait .2”. O que significa 0.2 de um segundo. Você pode adicionar todos os segundos ou frações de segundos no comando “wait” para sintonizar as pausas que você deseja nos seus truques.

Exemplo de Truque com Brinquedo

Existe um brinquedo simples grátis disponível para os cães VKC chamado “redball” (bol vermelha). Se você nõ tiver a “redball” peça a qualquer Treinador do VKC ou vá a um dos Parques dos Cães VKC (VKC Dog Parks) e pegue um sem pagar nada. Para brincar com a “redball”, ponha-a no chõ e diga,

Fido fetch

Fido irá até bola vermelha, a pegará, e colocará no chão perto de você.

O comando fetch (pega) é especial porque só funciona com a “redball” (bol vermelha). Se você tiver brinquedos feitos por você ou outra pessoa, você precisará ensinar Fido um truque personalizado para que ele possa brincar com o brinquedo.

Vamos imaginar que você tenha um brinquedo chamado “bone” (osso) e você quer ensinar Fido a pegar e trazê-lo.

Eis o comando:

Fido go bone sniff take bone come wag drop bone

Mas, isto é muita coisa para se digitar toda vez que você quiser que Fido brinque com o brinquedo. Vamos fazer isto com a seguinte dica:

Fido learn ossojogar go bone sniff take bone come wag drop bone
(Fido vá até o osso (bone), cheire, pegue o osso venha, abane o rabo, solte o osso)

Porém, é muita coisa para digitar cada vez que você desejar que Fido vá pegar o osso (bone). Vamos transformar isso em um truque:

Fido ossojogar

Agora tudo que você tem que fazer é dizer: Fido playbone e, uma vez que ele possa ver onde está o bone (osso), ele brincará com o osso.

Marcas (Marks)

Uma mark (marca) é como um LM (landmark) do SL, porém para os cães. Se Fido estiver de pé em um lugar em particular, talvez perto da lareira (fireplace) da sua casa, você poderia dizer:

Fido mark fire

Fido, então fará um marca (criará um “LM” em sua memória) e toda vez que você disser algo como:

Fido go fire down

Fido irá para perto do fogo (fire) e deitará (down).

Truques com Marcas

Muitas pessoas fazem camas (bed) para os cães VKC e muitos donode cães nos perguntam como fazer o cão ir para a cama. É da seguinte forma que temos que fazer:

Ponha a cama onde você quer que ela fique. É importante você se certificar que é esse o lugar que você irá deixá-l porque, se mais tarde você a mudar de lugar, você terá que refazer todas as etapas a seguir!

Ponha Fido na cama (bed). Quando estiver ensinado seu cchorro, é melhor colocá-lo primeiramente no modo “passive” (Fido passive) para que ele não fique agitado e comece a correr pelo lugar. A maneira mais fácil de colocar Fido na cama é usando as ferramentas de editar do SL. Simplesmente clique com o botão direito no seu cão e escolha a opção editar. Então use as setas coloridas para posicioná-lo no lugar que ele deve ficar. Feche a janela Editar quando ele estiver posicionado e então diga:

Fido mark bed — Isso faz com que Fido marque a posição da sua cama (bed)

Chame Fido para vir até você (Fido come), e diga:

Fido on bed sniff wag down

Fido irá lentamente até a cama, a cheirará, abanará o rabo e se deitará. É importante praticar isso lgumas vezes e você pode desejar adicionar um comando "wait" (pausa) entre as ações. Qundo o truque estiver perfeito,você pode ensiná-lo um truque personalizado:

Fido learn dormir on bed sniff wait .2 wag wait .3 down
(Fido aprenda "dormir" (nome do truque) na cama espere .2 abane o rabo espere .3 deite)

A Clínica de Cães VKC (The VKC Dog Clinic)

Por vezes, apesar de nossos melhores esforços, as coisas dão errado. Os cães VCK dão defeito e param de funcionar, ou se perdem e você simplesmente não consegue encontrá-los. Quando isso acontece, não está tudo perdido! Venha a uma de nossas várias Clínicas de Cães VKC (VKC Dog Clinics) e reclame seu cão. É assim que funciona. Aproxime-se da Clínica (Dog Clinic) e diga claim + nome do cão. Por exemplo:

claim fido

Seu cão irá aparecer na pasta Objetos do seu inventário com o nome da sua raça. Quando você o colocar no chão ele automaticamente muda para o seu próprio nome e recorda todos os seus truques, marcas e memórias. Depois disso, quando você o pega de volta pra o seu inventário, ele irá para a pasta Objetos com o seu próprio nome.

Quando você reclama seu cão em uma Clínica de Cães, não é o mesmo que comprar um novo cão. É o seu cão que volta para você, com suas memórias e todos os truques e marcas que você o ensinou!

American and English flag; link to English version of this page

Nederlandse vlag; link naar de Nederlandse versie van deze pagina

Bandera española; enlace a la versión española de esta página

Bandera de México, enlace a la versión española de esta página

Flag Português; link para versão em Português da página

Bandeira brasileira; link para versão em Português da página

Italiano bandiera; link alla versione italiana di questa pagina

Drapeau français; lien vers la version française de cette page

Deutsch Flagge; Link zur deutschen Version dieser Seite

日本語フラグは、このページの日本語版へのリンク